quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL

Em hebraico (mal’ak) e em grego (ánghelos), anjo significa “enviado”, “mensageiro”, ou seja, “missionário de Deus”.
São Miguel significa “quem como Deus” ou “semelhante a Deus”. É fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus. Ele protege o povo eleito (cf. Dn 10,13), combate contra satanás (cf. Ap 12,7ss), no juízo universal intervirá em favor do povo de Deus (cf. Dn 12,1-2). Invoquemo-lo nas tentações e dificuldades, para que nos dê coragem de vencê-las e, nos sofrimentos, para que nos conforte.
São Gabriel significa “aquele que ama a Deus”, que é apaixonado por Deus. Ele nos ajuda a ouvir a voz de Deus. Seja na inspiração que Deus nos dá, seja através da Palavra, do terço, da Eucaristia. Também nos ajuda saber o que Deus quer para nós. É o anjo das belas e alegres notícias, como o nascimento de João Batista, o precursor, e depois o nascimento de Jesus. Também ele explica ao profeta Daniel como se dará a plena restauração, da volta do exílio ao advento do Messias.
São Rafael significa "Deus te cura" ou "cura de Deus". Ao pedir cura espiritual ou física, reze junto com são Rafael, e ele vai ajudar a obter essa cura. São Rafael acompanhou o jovem Tobias, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Daí lhe vem a função de guia de todos os que viajam. Ele ainda sugeriu a Tobias o remédio para a cura da cegueira do pai, por isso é invocado como curador e protetor dos farmacêuticos. Também orientou a libertação do demônio que agia no matrimônio de Sara, por isso é invocado como protetor dos casais.
O Papa Pio XII, diz: “eu quero vos exortar a despertar para o sentido do mundo invisível”, você está vendo anjo? Não, ninguém vê, pois eles pertencem ao mundo invisível, e é incomum vê-los. O papa continua: “pois as coisas que se vêem são transitórias e as invisíveis são eternas. Peço a vocês que mantenham uma intimidade com os anjos”.
O problema para com os anjos é que não acreditamos, achamos que é bobagem, achamos que é crendice. Mas o catecismo diz que eles existem, e estão em torno de Jesus, ao seu serviço, e ao nosso serviço. Ajudam-nos, a perdoar, ajudam-nos em nosso matrimônio (neste caso, especialmente São Rafael), ajudam nas conversas, os anjos ajudam-nos a fazer a vontade de Deus.
Peça a Deus a graça da intimidade com o anjo da guarda, e da intimidade com seus santos anjos, e ele fará de tudo que for preciso para sua salvação.