Este foi o tema do Hallel 2009, que, a primeira vista, um tanto quanto contraditório, pois como é possível alguém combater com amor? Mas, o apóstolo São Paulo nos ajuda a compreender essa proposta de Deus e nos dá algumas regras práticas para vivê-la. Leia a carta aos Romanos, capítulo 12, versículos 17 a 21.
Você verá que este trecho da Palavra de Deus nos orienta para viver esse combate:
1 - Não pague o mal com o mal, mas faça o bem para todos;
2 - Faça o que estiver ao teu alcance para viver em paz com os outros;
3 - Não faça justiça com as próprias mãos, mas deixe a vingança nas mãos de Deus;
4 - Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.
O mal quer que nós odiemos, revidemos, usemos as mesmas armas que ele: palavrões, desrespeito, grosseria, injúria, blasfêmia, fofoca, infidelidade, adultério, difamação, ódio, rixas, ciúme, ira, discussão, discórdia e por aí vai.
Se formos analisar bem tudo isso, nós gostaríamos de fazer exatamente como o mal nos propõe, pois somos humanos e nossa natureza quer sempre revidar. Mas, será que agir assim nos faz bem?! Penso que não. O “gostinho” da vingança dura poucos segundos, mas a conseqüência pode durar a vida toda.
Essa proposta do Hallel também está de acordo com o mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor, do que aquele que dá a vida pelo outro!”. Apesar da grafia ser bem parecida, o Senhor não nos disse “Armai-vos uns aos outros!”, mas “Amai-vos uns aos outros”. A diferença parece pequena, é só acrescentar a letra “R” no verbo amar. Mas, será que continua com o mesmo significado e com as mesmas atitudes?
Aquele que ama, dá a vida e aquele que se arma, tira a vida e a própria paz.
Para começarmos a viver essa proposta, que tal iniciar pela 2ª dica de São Paulo: Faça o que estiver ao teu alcance para viver em paz com os outros! Com toda certeza, Deus virá em nosso auxílio quando, você e eu, nos esforçarmos pela paz.
DEUS TE ABENÇÕE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário